Posted by : Leo Coutinho terça-feira, 10 de maio de 2011

Embora não seja da natureza do brasileiro, elogiar alguém sem o intuito de fornicar com aquela pessoa é uma coisa muito boa.

Acredito que a cultura brasileira é altamente sexual, vide o sucesso que funks e axés com letras de putaria fazem, o que leva a crer que ao se fazer um elogio, a pessoa elogiada pense logo que você tem atração carnal por ela.

Não é bem assim, ou não deveria ser. O elogio não serve apenas para cortejar [busquei essa palavra no dicionário Aurélio, primeira edição, de 1513] a pessoa elogiada, mas para fazer com que o comportamento daquela pessoa seja amigável com você. Por exemplo, elogiar o trabalho de uma pessoa é estimular que aquela pessoa continue fazendo por onde, que se esforce pra melhorar cada vez mais, além de que faz com que aquela pessoa perceba que você está de olho e feliz com o trabalho dela!


Elogiar um amigo ou um colega qualquer faz com que a autoestima, coisa que anda em baixa ultimamente pra maioria da população, vá lá em cima. Melhorar o dia de um amigo é um passo importante pra melhorar o seu próprio dia. É com aquele amigo que você deixou feliz que você normalmente vai conviver!

Quando o seu amigo, por exemplo, corta o cabelo e fica uma merda, ele sabe que está uma merda! Você ficar apontando esse defeito não vai fazê-lo se sentir melhor! Qual o propósito nisso!? Que prazer é esse que sentimos em fazer o outro achar que é o próprio cocô-do-cavalo-do-bandido [expressão utilizada por mamãe mais ou menos na mesma época do dicionário supracitado (essa sim é bonita!)]!

Mas não adianta, é da cultura brasileira achar aquele defeitinho e jogá-lo na sua cara com dedos e risadas! E também é da cultura brasileira perceber que você fez um belo trabalho e não falar nada.

Psicologia reversa não funciona galera. Não funciona com a maioria das pessoas! É preciso saber criticar, pra que aquela crítica seja construtiva e não uma bomba atômica na vida do criticado.

Mas não saia por aí elogiando tudo e todos. Elogios demais podem ter efeito inverso. Pesquisei na internet coisas sobre elogio e achei umas coisas interessantes. Os links estarão logo no final do post.

Fala sério... Qual foi a última vez que você olhou nos olhos da sua namorada e falou "Você está linda" sem que soasse "Gostosa! Chupa meu pau"? Qual foi a última vez que você falou pro seu funcionário que ele fez um bom trabalho?! E praquele seu amigo que você gosta pra cacete e falou "Tá bonitão hein cara!". [Pelo amor de Deus, não complete com "Vai fazer exame de fezes?" aqui!]


Faça um elogio sincero a alguém e verá que você vai se sentir tão bem quanto a pessoa que recebeu o elogio.



{ 2 pingada! }

  1. Rodrigo da Costa Coutinho RCC11 de maio de 2011 11:36

    uahauhauaha 99% das vezes em que uma pessoa elogia a outra..é pra dar UMA QUEBRADA mesmo! hehehehe

    ResponderExcluir

Mais Lidos

Facebook

O Mijão no Instagram

Pingos pelo Twitter

- Copyright © Pingo na Cueca -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -